sábado, 27 abril 2024

Rio Paraná – Com as fortes chuvas o Rio Paraná está 40 metros acima do nível normal

Preocupação é maior com bairro de Cidade do Leste; 35 casas foram inundadas.

A cheia do Rio Paraná está modificando a paisagem de Foz do Iguaçu, na região da fronteira do Brasil, Paraguai e a Argentina.

Na ponte Internacional da Amizade onde a Itaipu Binacional faz a medição, a cota do Rio está 111 metros, quando o normal é de 98 metros acima do nível do mar.

A água que chega a fronteira também afeta à Binacional, a Itaipu tem mantido aberta nos últimos dias, uma das calhas do vertedouro escoando cerca 7 milhões de água por segundo, mais por várias vezes no último mês, também neste mês de março foi aberto uma segunda calha, com isso a vazão chegou 11 milhões d’água por segundo.

Abaixo da Usina o nível do rio também não parou de subir, a largura do Rio Paraná já subiu cerca de 40 metros, muitas estruturas foram inundadas.

A preocupação maior é com o lado Paraguaio, pois um dos bairros de Cidade do Leste está com pelos menos 35 casas inundadas pela água.

Uma comissão de cheias formadas por técnicos da Itaipu Binacional retirou moradores da área inundada e levou para abrigos que são mantidos pela própria instituição.

Segundo os técnicos por enquanto não há nenhum perigo, da cheia prejudicar o lado brasileiro.

Mais todas as atenções estão voltadas para o volume de água que continua chegando até a Itaipu Binacional, e por isso precisa escoar cada vez mais água.

spot_img

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Notícias

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?