sábado, 27 abril 2024

O Amor é Lindo – Prefeito casa com adolescente e nomeia sogra como secretária

Aos 65 anos, Hissan Hussen, de Araucária, casou com Kauane Rode Camargo, de 16 anos.

Um dia depois de casar com uma adolescente de 16 anos, o prefeito de Araucária, na região metropolitana de Curitiba, nomeou a mãe dela como secretária municipal.

Hissan Hussen Dehaini (Cidadania) tem 65 anos e no dia 12 de abril registrou o casamento com Kauane Rode Camargo.

No dia 13, Marilene Rode, mãe de Kauane, que era funcionária comissionada do Executivo Municipal, foi nomeada para a Secretaria da Cultura.

Na análise da advogada e doutoranda em Justiça, Democracia e Direitos Humanos, Juliana Bertholdi, a legalidade da nomeação é questionável.

Kauane ficou conhecida pela disputa do concurso Miss Araucária.

Em 2022, ela foi eleita 2ª princesa teen, categoria para meninas de 15 a 17 anos.

Ela frequenta uma escola cívico-militar da cidade.

Uma fonte que revelou à BandNews FM que o prefeito mantém um relacionamento com a jovem há mais de um ano, quando ela tinha quinze anos de idade e não teria atingido a capacidade relativa.

O casal tem 49 anos de diferença.

Para a doutoranda, o casamento de menores de idade deve ser repensado no Brasil.

Hissan está no segundo mandato como prefeito de Araucária. Ele se divorciou da esposa em 2022.

À Justiça Eleitoral, ele declarou R$ 14 milhões em bens.

No Brasil, é permitido que um menor de idade case contanto que tenha a autorização dos pais, que foi concedida pela família de Kauane.

Questionada pela reportagem, a Prefeitura de Araucária afirma que não comenta sobre atos da vida pessoal dos membros do Executivo.

Além disso, ela afirma que a nomeação da mãe de Kauane não apresenta ilegalidade.

Confira a nota na íntegra:

“Informamos que a Secretaria Municipal de Comunicação Social (SMCS), no estrito cumprimento do que determina a legislação municipal, apenas se manifesta acerca de questionamentos feitos com relação a atos praticados por seus agentes no estrito exercício do cargo para o qual foram eleitos e/ou nomeados, bem como em situações em que o fato questionado influencie diretamente na execução da política pública de responsabilidade de seu praticante.

Logo, não se enquadrando o presente questionamento na premissa acima, desde já, informamos que esta SMCS não se manifestará sobre o assunto.

Sobre o questionamento acerca da nomeação de Marilene Rode, até então diretora geral da Secretaria de Educação, para o cargo de secretária municipal de Cultura e Turismo (SMCT), em 14/04, informamos que a decisão acerca da composição de seu secretariado é ato discricionário do chefe do Poder Executivo, o qual entendeu que a servidora em questão reúne as condições necessárias para o exercício do cargo, vez que possui 26 anos de experiência no serviço público, com ampla vivência na área da Educação e em funções de chefia, assessoramento e direção, inclusive nesta Municipalidade.”

Reportagem: Larissa Biscaia

spot_img

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Notícias

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?