sábado, 4 maio 2024

Município participou do Projeto Piloto EducarPRF

O Município de Guaíra via Gabinete do Prefeito, SEMST – Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito e SMED – Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, participou na manhã de hoje terça-feira (30) na Escola Municipal Profssor Erik Andersen da abertura oficial do Projeto EducarPRF.

O Município de Guaíra é a primeira cidade no Estado do Paraná a iniciar o Projeto Piloto EducarPRF, que iniciou as atividades na Escola Municipal Duque de Caxias.

A ação contou com a presença de autoridades civis, legislativas, judiciárias, executivas, professores e alunos da Escola Municipal, Professor Erik Andersen.

O projeto EducarPRF surgiu como uma alternativa para aperfeiçoar as ações de educação para o trânsito que já eram realizadas nas Escolas de forma pontual.

O ponto de partida do Projeto EducarPRF foi no Estado de Minas Gerais, a partir da iniciativa da PRF, em projetos pilotos nas Escolas da região do Sul de Minas.

A necessidade de formação continuada para a sensibilização da problemática trânsito, a preocupação com a segurança dos estudantes, a responsabilidade profissional e o compromisso da PRF com a segurança no trânsito foram os fatores que impulsionaram, junto aos profissionais da Educação a buscar o desenvolvimento de uma metodologia que fosse capaz de introduzir a educação para o trânsito no cotidiano escolar de forma continuada e eficiente.

Em Guaíra a professora Elaine, Alcântara foi convidada a ser a responsável pedagógica.

O Instrutor da PRF, Antônio Klei é o responsável pela aplicação do projeto em Guaíra.

Que iniciou hoje na Escola Municipal Erik Anderson, e em 2024 tem previsão de ser expandido para todas as escolas da rede municipal.

A aprendizagem da educação para o trânsito de forma integrada nas disciplinas escolares, vai ao encontro da Base Comum Curricular, que define a educação para o trânsito como tema transversal no ensino regular ou como eletiva nas escolas de tempo integra.

O roteiro do projeto prevê a execução da ação pedagógica orientada à interdisciplinariedade, sugerido a distribuição das disciplinas de acordo com seu eixo de afinidade, com a metodologia didática própria do professor para desenvolver o tema, que teve o suporte técnico da PRF e a estruturação de um curso EAD para capacitação dos educadores, por meio de uma parceria com o Instituto Federal Sul de Minas.

Para que o professor possa promover a construção continuada e coletiva de conhecimentos na temática trânsito, o tema é incluído no Projeto Pedagógico da escola, de forma que todos os professores promovam transversalmente em seus conteúdos momentos de reflexão e atividades ligadas ao Trânsito.

Não há mudanças no conteúdo curricular definido pela escola, somente ajustes no plano de aula para essa abordagem, onde permite que o professor estimule o ensino-aprendizagem dos alunos com base em suas vivências.

Contraria a visão simplista de preparar o condutor do futuro, o estudante é munido de conhecimentos que permitem provocar mudanças imediatas em seu convívio social.

Em cinco anos de efetivação, o EducarPRF capacitou mais de 8.000 professores e envolveu em torno de 400.000 crianças, em 21 Estados da Federação.

Os números vislumbram a efetividade do projeto que se constitui como uma ponte para diminuir a distância entre as teorias educacionais e as práticas que podem ser efetivadas pelos sistemas de ensino.

Na solenidade desta manhã, foi possível observar que o projeto é lúdico e já conquistou as crianças.

Os alunos apresentaram a canção Pare.

Olhe e Siga, que conta com uma “dancinha”, dessas de fácil assimilação que fazem muito sucesso na faixa etária alvo do projeto.

spot_img

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Notícias

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?