sábado, 18 maio 2024

MS – Estado reconhece situação de emergência após estragos causados por tempestades em 5 municípios

Amambai, Eldorado, Itaquirai, Japorã e Paranhos tiveram chuva de granizo e vendaval.

O governo do estado reconheceu situação de emergência em cinco municípios de Mato Grosso do Sul por conta dos estragos causados pelas fortes chuvas.

Conforme decreto publicado nesta quinta-feira (11), tiveram a situação de emergência reconhecida os municípios de Amambai, Eldorado, Itaquirai, Japorã e Paranhos.

Nestas cidades, segundo a publicação, foram registrados desastres classificados como tempestade local convectiva, além de chuva de granizo e vendaval.

O reconhecimento abre possibilidade de o poder público pleitear recursos para dar resposta ao desastre. “Esses municípios decretaram Situação de Emergência e cumpriram o regramento.

Fizemos o apoio técnico e estamos fazendo o levantamento para dar encaminhamento para o atendimento à população”, disse o coordenador da Defesa Civil Estadual, Tenente-Coronel Fabio Santos Catarineli.

Diversos danos públicos e privados foram causados pelo temporal, com prejuízos que ultrapassaram a capacidade de resposta dos municípios afetados, principalmente o destelhamento em centenas de residências, além de prédios públicos e privados, contabilizando danos consideráveis em galpões e outras estruturas, além do corte no fornecimento de energia elétrica decorrente da queda de árvores e galhos sobre a fiação elétrica, prejudicando a conservação do leite, ventilação de aviários, produção e escoamento de rações, carnes e hortifrutigranjeiros e outros produtos da agricultura familiar.

Entre os mais afetados estão produtores de melancia, comunidades indígenas, quilombolas e moradores das periferias.

O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos estaduais para atuarem, sob a coordenação da Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução.

Em Amambai, por exemplo, no mês de outubro, de acordo com o meteorologista, Natálio Abrahão, foram registrados ventos de até 50 km/h.

No mesmo período, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) fez um alerta para a previsão de outros fenômenos severos, como: frente de rajadas de ventos causadas por nuvens de tempestades, e não descartou a ocorrência de tornados, e novas tempestades de poeira.

Portal Voxnet – Dourados News

spot_img

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Notícias

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?