domingo, 5 maio 2024

Guaíra – Macaco-prego recebe cuidados no Centro de Controle Animal

No último mês de outubro, o Município de Guaíra, por meio do Centro de Controle Animal, da Secretaria de Agropecuária, Infraestrutura e Meio Ambiente, realizou ações de cuidado com um Macaco-prego (Cebus apella), resgatado.

O animal foi atropelado e encontrado pelo ICMBio — Instituto Chico Mendes de Biodiversidade de Guaíra, na rodovia BR 272, e encaminhado ao Centro Municipal de Controle Animal.

Segundo o médico veterinário e coordenador de Fiscalização Ambiental, Julio Cesar Juvenal, o animal chegou em uma situação debilitada, ou seja, abatida/fraca, onde foi internado e recebeu cuidados médicos durante duas semanas.

Após a melhora clínica, o paciente foi anestesiado e constatou-se a lesão na articulação metacarpo-falangeana direita (região do punho/pulso).

“Na oportunidade, houve a possibilidade da equipe utilizar pela primeira vez o monitor multiparamétrico que será utilizado nas cirurgias de castração de cães e gatos.

Este monitor possibilita aferir parâmetros fisiológicos dos animais como: frequência cardíaca, respiratória, pressão arterial, saturação de oxigênio no sangue, índice de perfusão periférica, temperatura corpórea, além de exames de eletrocardiograma (ECG) possibilitando maior segurança ao animal nos procedimentos anestésicos e cirúrgicos”, complementou Julio.

Além do veterinário Julio, a ação contou com a colaboração do servidor Mauro Gonçalves e da estagiária Lara Freitas.

Posteriormente, o macaco-prego foi encaminhado ao Hospital Veterinário da UFPR — Campus Palotina, para realização de radiografia e demais procedimentos necessários.

O vereador licenciado e secretário de Agropecuária, Infraestrutura e Meio Ambiente, Luis Ferroquina, reforça que a proteção e os cuidados com os animais fazem parte dos grandes trabalhos da Gestão, principalmente com a obra do Centro de Controle Animal, “o ambiente com os investimentos certos para isso”, finaliza.

Texto: Andressa Teleste/Foto: Assessoria SEMAIM/Revisão: Cíntia Marques

spot_img

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Notícias

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?