sexta-feira, 3 maio 2024

Guaíra – Grande passo na inclusão da educação municipal é firmado

No início da tarde desta sexta-feira (18), o Município de Guaíra, por intermédio da Secretaria de Educação, via Diretoria de Educação

No início da tarde desta sexta-feira (18), o Município de Guaíra, por intermédio da Secretaria de Educação, via Diretoria de Educação Especial, deu um passo importante para a semana de ações voltadas a temática da Inclusão.

A equipe da Diretoria de Educação Especial convidou representantes de todas as secretarias municipais, Associação Pestalozzi e Unipar, na sala de reuniões do Paço Municipal, com o objetivo de apresentar o projeto para 2022 de uma semana focada à Educação Inclusiva- Promovendo Vínculos Afetivos através da Cidadania, Respeito e Equidade.

Na reunião, foram apresentadas ideias para somar ao projeto do evento que iniciará no dia 02 de abril, com a programação de um grande evento de lazer, cultura, esporte e educação no dia 10, no Centro Náutico Marinas, e que promete reunir alunos de toda a rede escolar municipal, estadual, e escolas privadas.

A diretora de Educação Especial, Elianara Falci, explica que nos anos anteriores as ações iniciavam no dia 14 de março, assim como está sendo no ano atual, com a campanha sobre o bullyng, e terminava na primeira semana de abril em alusão ao dia do Autista.

“Esse ano, pensamos em algo maior, valorizando a inclusão no seu sentido mais amplo”, explica Elianara.

Cassiane Menezes, assessora da educação especial, relatou que na reunião desta tarde, foi o primeiro contato com todos os parceiros em busca de serviços que venham somar ao planejamento de ações do evento.

“Nesse primeiro contato, saímos bem felizes, pois, tivemos um feedback positivo de todos e agora temos a certeza que o evento será um sucesso”.

Franciele Danelon, Secretária de Educação destaca: “Tem sido o ano letivo mais difícil de todos, as crianças ficaram dois anos sem irem à escola e isso causou uma defasagem social.

As crianças estão com dificuldades de se adaptar novamente ao ambiente escolar, por toda insegurança que a pandemia causou no psicológico de todos.

Por isso queremos trabalhar a semana que geralmente trabalhávamos o Down, bullyng e autismo, TODD entre outros, como uma inclusão geral.

Tentando trazer a família, de todos para ver que precisamos de convívio social, que isso importa, que a interação entre todos traz bem estar social e educacional.

Por isso o tema em 2022 está tão abrangente, falando de inclusão em sentido total”.

 

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