sábado, 27 abril 2024

Guaíra: Cuidado com a automedicação no caso de Dengue

O Município de Guaíra, via Secretaria de Saúde, alerta a população sobre os riscos da automedicação no caso de suspeita de dengue.

A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que pode causar complicações graves e até levar à morte.

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, o Paraná registrou 2.342 casos confirmados de dengue e 12 óbitos pela doença desde agosto de 2023.

Muitas vezes, as pessoas confundem os sintomas da dengue com os de outras doenças de menor gravidade, como um simples resfriado ou uma gripe, e acabam se automedicando em casa, sem orientação de um profissional de saúde.

Isso pode ser muito perigoso, pois alguns medicamentos podem agravar ou piorar os sintomas da dengue, aumentando o risco de hemorragia e choque.

Por isso, é muito importante que você não siga as indicações de remédios de vizinhos, amigos ou parentes, que podem não ter o conhecimento adequado sobre a doença e seus tratamentos.

Você pode até não ter um vizinho assim, mas com certeza tem um amigo ou parente que já usou um medicamento indicado por um vizinho, sem orientação profissional.

Os medicamentos que devem ser evitados em caso de suspeita de dengue são os anti-inflamatórios não esteroidais, como ibuprofeno, nimesulida, meloxicam e piroxicam, os corticoesteroides e os medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (AAS), como Aspirina, Doril, Melhoral, Coristina D. Esses medicamentos possuem substâncias com atividades anticoagulantes em sua composição, que podem interferir na coagulação do sangue e favorecer o sangramento.

Caso você apresente sintomas de dengue e faça uso contínuo desses medicamentos por alguma outra condição de saúde, não interrompa seu tratamento sem consultar um médico.

Ele poderá avaliar o seu caso e orientar sobre a melhor forma de proceder.

Os principais sintomas da dengue são: febre acima dos 38,5 graus, dores pelo corpo, dor nos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo.

Se você apresentar esses sintomas, procure imediatamente o posto de saúde mais próximo e faça o teste para confirmar o diagnóstico.

O tratamento da dengue é feito com hidratação, repouso e analgésicos e antitérmicos prescritos pelo médico, como paracetamol ou dipirona.

Lembre-se: a dengue é uma doença grave e pode matar.

Não se automedique e procure ajuda médica.

Além disso, faça a sua parte para evitar a proliferação do mosquito transmissor, elimine os possíveis criadouros em sua casa, como pneus, garrafas, vasos de plantas e caixas d’água destampada.

spot_img

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Notícias

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?