domingo, 5 maio 2024

Guaíra – Alerta! Declara estado de epidemia de dengue

O Município de Guaíra, por meio da equipe de Endemias, da Secretaria de Saúde, informa que houve mudança de cenário

O Município de Guaíra, por meio da equipe de Endemias, da Secretaria de Saúde, informa que houve mudança de cenário na questão de dengue nas últimas semanas, os casos de dengue anteriormente registrados em bairros isolados, se espalharam para praticamente toda a cidade, o que levou o município a decretar situação de epidemia de dengue.

É importante ressaltar que dos 18 municípios da 20ª Regional de Saúde com sede em Toledo, 11 já estão com epidemia de dengue.

Em todos o estado do Paraná, os casos de dengue dispararam, em dos 18 municípios da 20ª Regional de Saúde com sede em Toledo, 11 já estão com epidemia de dengue.

De acordo com o Sistema Nacional de Notificação On-line (SINAN), nosso município apresentou considerável aumento nos números, tanto em notificações quanto de casos positivos, foi registrada uma evolução de notificações durante seis semanas consecutivas, entrando em transmissão sustentada, conforme os dados abaixo:

Semana 10 – 50 casos positivos confirmados

Semana 11 – 75 casos positivos confirmados

Semana 12 – 114 casos positivos confirmados

Semana 13 – 131 casos positivos confirmados

Semana 14 – 110 casos positivos confirmados

Semana 15 – 106 casos positivos confirmados

Diante das informações apresentadas, o vírus da dengue já circula livremente no Município de Guaíra, portanto, faz necessário a colaboração de todos os munícipes para ser possível superar essa fase epidêmica e diminuir os números de casos positivos.

Não existe fórmula secreta para acabar com essa doença, a única maneira real e eficaz de acabar com este cenário, é cada cidadão guairense limpar seu quintal.

As medidas que podem ser tomadas para realizar a limpeza eficaz do quintal, e por consequência diminuir os casos de dengue, é manter seco os objetos e locais que podem servir de criadouros do mosquito Aedes aegypti, mosquito da dengue, como: garrafas, bebedouros de animais, plásticos e vasos.

Uma precaução para picada do mosquito da dengue, também é fazer o uso do repelente de insetos, para que assim, seja possível evitar a disseminação do vírus.

A Coordenadora de Endemias, Ana Neves, faz um apelo a todos os munícipes para que redobrem os cuidados, não só em suas residências, mas também em torno dela.

“Todos nós possuímos o compromisso de fazer a nossa parte para evitar o alastramento da dengue. Lembrem-se, faça a sua parte, juntos somos mais forte”.

spot_img

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Notícias

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?