domingo, 28 abril 2024

Guaíra – 44ª Festa das Nações tem data confirmada para novembro de 2022

Notícia mais que esperada, haverá Festa das Nações em 2022.

Notícia mais que esperada, haverá Festa das Nações em 2022.

Na última, quarta-feira (09), o Município de Guaíra, junto a ACIAG — Associação Comercial Empresarial de Guaíra, promoveram uma reunião sobre a realização da Festa das Nações em 2022.

As tratativas ocorreram na sala de reuniões do paço municipal.

Primeiramente, é importante destacar que a Festa das Nações é o maior e mais consagrado evento da cidade.

Possui o intuito de fomentar o setor cultural, turístico, comercial, e, principalmente, o solidário.

Isso ocorre, pois o dinheiro arrecadado na festa é destinado às sete principais entidades beneficentes de Guaíra:

APMI — Associação de Proteção à Maternidade e à Infânia de Guaíra; Associação Pestalozzi; Pastoral da Criança; AGAPE VIVA — Associação Guairense de Pessoas com Deficiência; ASSISTE GUAÍRA; Lar São José; Casa da Sopa Amor e Caridade.

Cada uma das entidades é responsável por conduzir os trabalhos em cada barraca cultural da Festa.

As barracas culturais representam as 7 colônias que povoaram a cidade, sendo elas: japonesa, árabe, portuguesa, brasileira, paraguaia, alemã e italiana.

A Festa é marcada pela grande movimentação local e regional de pessoas dispostas a saborear as comidas e atrações típicas em cada barraca cultural, além de outras atrativos, como: shows ao vivo de bandas nacionais e locais; parque de diversões; área empresarial, etc.

Em 2015, uma grande novidade passou a atrair mais cidadãos da área rural e interessados no ramo, a Fronteira do Leite. Ali, a nova atração já firmava seu destaque e tradição no evento.

Infelizmente, devido à pandemia do coronavírus e o cancelamento/suspensão das festas sociais, a Festa das Nações no ano de 2020 foi cancelada.

A partir de então, as entidades beneficentes mantiveram os trabalhos diários com as poucas doações e iniciativas solidárias.

Neste ano de 2022, com a flexibilização das medidas sanitárias e o enfrentamento da pandemia com a vacinação em massa, o Município de Guaíra retoma as tratativas para realização da grande festa.

Representando o Executivo Municipal, participaram: o prefeito e presidente do Conselho de Municípios Lindeiros, Heraldo Trento; o vereador licenciado e secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Adriano Richter; e o secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Ronnie.

Da ACIAG, estiveram presentes: presidente, Osmar Volpatto; vice-presidente, Jair Schllemer; vice-presidente do núcleo setorial e vice-presidente da COMEG — Conselho das Mulheres Empresárias de Guaíra, Ianes Simonini Schmitz; vice-presidente de Comércio, Altieres Martinazzo, e sua suplente Marilda Calheiro; suplente de secretário-geral, Regina Ranno; vice-presidente de indústria, Mauro Vanin; vice-presidente de Desenvolvimento Socioeconômico, Sebastião Santana; vice-presidente do Departamento Jurídico, Cassius Vilande; conselheiros fiscais, Edson Pepi e Walter Fabiano; diretor executivo, Nilso Oliveira; suplente do vice-presidente de Finanças e Patrimônio, Nelson Pereira de Sales; empresárias: Claudia Volpatto, Silvia Reg., e Jucineia dos Reis.

Um dos grandes questionamentos levantados na reunião foram as datas de realização do evento.

Considerando o período eleitoral deste ano e o limite de investimentos que o poder público pode realizar dentro do prazo legal, e em observação ao cronograma de feriados previstos, a data da 44ª Festa das Nações ficou definida entre os dias 11 a 15 de novembro.

Vale ressaltar que o Município de Guaíra é um dos principais apoiadores da festa, por isso é muito importante que ela ocorra após o período eleitoral, para que o governo municipal possa dar o devido investimento para a realização do evento e apoio às entidades.

O prefeito Heraldo Trento fez questão de enfatizar que a realização desta festa nesta época do ano se dará exclusivamente por conta da pandemia, pois, não há tempo hábil para a devida organização do evento no período tradicional do fim do mês de abril e início de maio.

“A intenção é que tenhamos duas grandes festas.

A Festa das Nações no seu período tradicional de abril, e que o aniversário da cidade também seja celebrado com outra grande festa em novembro”, pontuou o prefeito.

Mais informações sobre o andamento da organização da 44ª Festa das Nações em 2022 serão divulgadas nas redes sociais oficiais da Festa das Nações e do Município de Guaíra.

Texto e Arte: Andressa Teleste/Fotos: Ricardo Lopes/Revisão: Cíntia Marques

spot_img

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Notícias

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?