quinta-feira, 2 maio 2024

Destaque: Paranaense de Jacarézinho é Destaque nos Estados Unidos

 

O Professor Doutor Alberto Walter da Silva Mello Junior, paranaense de Jacarezinho, tem se destacado como pesquisador e professor nos Estados Unidos, tendo sido recentemente nomeado Membro Associado (Associate Fellow) do Instituto Americano de Aeronáutica e Astronáutica (AIAA) e nomeado para a lista de honra do “Marquis Who’s Who” (Quem é Quem no mundo), publicação que traz destaque inigualável da vida dos líderes e realizadores dos Estados Unidos e de todo o mundo.

De acordo com informação publicada no site da Universidade de Aeronáutica Embry-Riddle, em Daytona Beach, Florida1, quatro professores da Embry-Riddle foram nomeados (Dr. Ron Madler da Faculdade de Engenharia da universidade em Prescott, Arizona, e Drs. Alberto Mello, Sirish Namilae e Ali Tamijani, do Campus de Daytona Beach, FL), sendo a instituição com o maior número de novos Membros Associados no mundo.

fotos – Universidade USA

Alberto Walter da Silva Mello Junior destacou-se pelas suas contribuições para a comunidade aeroespacial, ganhando este título com base nessas contribuições e é um crédito visível para a Universidade Aeronáutica Embry-Riddle.

De acordo com a Constituição da AIAA, os Membros Associados são “pessoas que realizaram ou estiveram no comando de trabalhos importantes de engenharia ou científicos, ou que fizeram trabalhos de mérito excepcional ou de outra forma fizeram contribuições notáveis para as artes, ciências ou tecnologia da aeronáutica ou astronáutica”.

Apenas um membro do Instituto para cada 150 membros é selecionado como Membro Associado a cada ano pelo Comitê de Revisão.

O Instituto Americano de Aeronáutica e Astronáutica (AIAA) é a maior e principal sociedade profissional aeroespacial do mundo, com quase 30.000 membros individuais de 91 países.

Para ser selecionado como membro associado, um indivíduo deve ter contribuído ou sido responsável por trabalhos científicos ou de engenharia importantes/originais, ser um membro sênior da AIAA em situação regular com pelo menos 12 anos de experiência profissional e ser recomendado por três membros associados da AIAA.

Dr. Mello será formalmente empossado juntamente com os demais laureados em uma cerimônia a ser realizada durante o Fórum SciTech do AIAA em janeiro de 2024, em Orlando na Florida.

“Parabéns a todos os novos membros associados do AIAA da Embry-Riddle”, disse a Dra. Kelly Austin, vice-presidente sênior de assuntos acadêmicos e pró-reitora da universidade.

“Essas induções são indicativas do lugar da Embry-Riddle entre as melhores escolas de engenharia aeroespacial do país, colocando-nos no mesmo nível da Georgia Tech, Purdue, Stanford e muitas outras instituições de engenharia excepcionais.

As conquistas profissionais de Rony, Alberto, Sirish e Ali nos deixaram orgulhosos.”

Os membros associados da AIAA são reconhecidos pela inovação pioneira nos campos da ciência, engenharia, artes, tecnologia ou aeronáutica.

“Este distinto grupo de profissionais fez contribuições significativas e duradouras para a profissão aeroespacial”,

disse a presidente da AIAA, Laura McGill.

“Eles exemplificam a expertise e a dedicação à excelência no avanço de suas disciplinas técnicas específicas.

Eles estão realmente moldando o futuro da indústria aeroespacial, e estamos orgulhosos de suas conquistas.”

“Ser nomeado membro associado do AIAA é uma grande honra”, disse o Dr. Dietmar Rempfer, reitor da Faculdade de Engenharia de Prescott.

“Parabéns aos nossos recém-nomeados membros associados, que nos inspirarão a perseguir metas cada vez mais ambiciosas em pesquisa, ensino e serviço.”

“O reconhecimento do corpo docente por organizações como o AIAA agrega valor aos diplomas que nossos alunos estão obtendo”, disse o Dr. Jim Gregory, reitor da Faculdade de Engenharia de Daytona Beach, que no ano passado foi nomeado Membro (Fellow) da AIAA, junto com o Dr. Tasos Lyrintsis.

“Esta última distinção é merecida – estamos muito orgulhosos dos Drs. Mello, Namilae e Tamijani, e suas realizações.”

O Presidente da Embry-Riddle, P. Barry Butler, Ph.D., enviou notas de felicitações aos novos membros associados da AIAA.

“Coletivamente, esses quatro pesquisadores estão estabelecendo novos padrões de inovação, persistência e diligência”, disse ele.

“Eles servem de modelo para nossos alunos, pelos quais somos gratos.”

O Dr. Alberto Walter da Silva Mello Junior, natural de Jacarezinho, PR, foi reconhecido pelo AIAA “pela contribuição seminal na área de caracterização de materiais aeroespaciais” por ter investigado o comportamento de superligas submetidas a cargas de fadiga sob altas temperaturas.

Para esta pesquisa, ele conseguiu algumas conclusões com grande impacto na previsão da vida em fadiga de superligas expostas a temperaturas extremas.

Ele também determinou o efeito da deformação plástica local e da corrosão galvânica localizada em microfissuras e vida à fadiga de juntas estruturais de veículos aeroespaciais.

Dr. Mello possui graduação em Engenharia Aeronáutica (1989) e mestrado (1998) em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA (Brasil), MBA pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2007) e doutorado em Engenharia Aeroespacial pela Universidade do Texas em Austin (2003).

Ele também teve uma posição como pesquisador de pós-doutorado na Universidade Purdue (2014-2016).

Além disso, foi Professor Visitante no Departamento de Aeronáutica e Astronáutica da Universidade Purdue (2016-2018), lecionando Cursos de Análise Estrutural e Projeto de Estruturas Aeroespaciais, e pesquisando mecanismos de falha em microescala.

Anteriormente, teve extensa carreira em estruturas de aeronaves, estando envolvido em todos os programas de integridade estrutural e extensão de vida útil de aeronaves da Força Aérea Brasileira – FAB, desde 1990.

Ele foi o chefe de dois programas de extensão de vida da FAB (AT-26 Xavante e T-25 Universal) e da atualização da Análise de Tolerância ao Dano – DTA, da frota de F-5M E/F modernizados da FAB.

Também foi o engenheiro responsável pelo teste em escala real da certificação de durabilidade e tolerância a dano do A-29 (Super Tucano) da EMBRAER.

Ele também foi gerente do Projeto do Veículo Lançador de Satélites Brasileiro- VLS-1 e chefe do Setor de Projetos Espaciais Brasileiros do Instituto de Aeronáutica e Espaço – IAE.

Tendo liderado a Operação Salina no Centro de Lançamento de Alcântara em 20122.

Dr. Mello ingressou na Embry-Riddle em 2018, onde tem sido o principal responsável por lecionar os cursos que envolvem o trabalho final de graduação de novos engenheiros em projetos de aeronaves.

Para a indicação para a lista de honra do Quem é Quem no mundo, o comitê de seleção considerou seu vasto currículo e realizações.

Esta lista de honra celebra os legados de profissionais ilustres desde 1898.

As publicações Quem é Quem (Marquis Who’s Who) apresenta uma cobertura inigualável da vida dos líderes e realizadores da atualidade, tanto dos Estados Unidos quanto de todo o mundo, e de todos os campos significativos de esforço.

Bibliotecários, estudantes, pesquisadores, executivos de empresas, jornalistas, recrutadores de pessoal e muitos outros confiam no “Marquis Who’s Who” todos os dias para obter informações biográficas detalhadas que possam ser usadas com confiança para recrutamento, honras e premiações.

spot_img

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Notícias

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?