sábado, 27 abril 2024

Dengue: Paraná decreta situação de emergência por 90 dias devido à alta de casos

O Governo do Estado decretou nesta quinta-feira (14) situação de emergência em saúde pública para a dengue.

A decisão foi tomada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) devido ao aumento no número de casos e mortes confirmados pela doença nas últimas semanas. A medida tem vigência de 90 dias.

Segundo o secretário Beto Preto, esta é a pior crise relacionada à dengue na história paranaense.

O decreto de situação de emergência permite dar mais agilidade na destinação de recursos do governo estadual e federal aos municípios, evitando trâmites usuais, e facilitando, por exemplo, o processo de aquisição de insumos e medicamentos.

Somente no último boletim epidemiológico, divulgado nesta terça-feira (12), foram registradas 34.996 novas notificações, 17.044 casos e 12 mortes.

Agora o Paraná soma 222.590 notificações com 90.972 confirmações e 49 óbitos no período sazonal 2023/2024, iniciado em agosto.

Dentre os 399 municípios paranaenses, 397 já registraram notificações por dengue. Destes, 366 já possuem casos confirmados pela doença, quase 92% do Estado.

A incidência de casos autóctones (transmitidos dentro do Estado) chegou a 697 casos por 100 mil habitantes.

Vinte e seis municípios já decretaram situação de emergência no Paraná.

O Paraná é atualmente o 4º estado do País com a maior incidência de dengue, atrás do Espírito Santo, Minas Gerais e Distrito Federal, conforme dados do Informe nº 5 do Centro de Operação de Emergências (COE) do Ministério da Saúde.

spot_img

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp

Mais Notícias

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?