domingo, 5 maio 2024

Curiosidade – Chuva artificial é criada com ajuda de drones para conter seca

Cientistas dos Emirados Árabes Unidos estão usando drones para manipular o clima e trazer mais chuva para o país deserto e, até agora, parece que os esforços foram bem-sucedidos.

A operação de semeadura de nuvens, que utiliza cargas elétricas para causar chuvas, demonstra o crescente interesse mundial por tecnologias de geração de chuva como forma potencial de mitigar as consequências de secas prolongadas.

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Reading, no Reino Unido, os cientistas criaram as tempestades usando drones, que atingiram as nuvens com eletricidade e criaram grandes gotas de chuva.

Gotas de chuva maiores são essenciais em países quentes, onde gotas de chuva menores geralmente evaporam antes de atingir o solo.

É comovente pensar que a tecnologia da chuva que vi hoje, que ainda está em desenvolvimento, pode um dia ajudar países em ambientes com escassez de água como os Emirados Árabes Unidos”, disse Mansoor Abulhoul, embaixador dos Emirados Árabes Unidos, durante uma visita à Universidade de Reading, onde conheceu a nova tecnologia.

A tecnologia é supostamente favorecida em comparação com outras formas de propagação de nuvens porque usa eletricidade para gerar chuva em vez de produtos químicos.

O país do Oriente Médio recebe em média 100 milímetros de chuva por ano e, no verão, as temperaturas costumam ultrapassar os 50 ° C.

Além disso, o declínio do lençol freático, fonte essencial de água doce do país, representa uma séria ameaça.

Como resultado, em 2017, os Emirados Árabes Unidos investiram um total de US $ 15 milhões em nove projetos na esperança de aumentar as chuvas.

FOTO: Keri Nicoll
Repórter

FONTE: AGROLINK

WhatsApp – Portal Voxnet – Guaíra PR – (44) 9 9756 9107 – Envie sua matéria, foto ou vídeo – Seja nosso

spot_img

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Notícias

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?